Powered By Blogger

FAÇA SUA PESQUISA

Nº DE VISITANTES

contador free

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sustentabilidade e Praticas Sustentáveis

               Sustentabilidade e Praticas Sustentáveis

O objetivo desta  palestra  é chamar a atenção do participante para a importância que possuímos na busca pela preservação do ambiente. São apresentadas diversas atitudes que devemos tomar buscando minimizar o nosso impacto negativo sobre o ambiente. Penso que a discussão  de Práticas de Sustentabilidade é requisito básico para reformular nossa rotina. Nossas atividades estão cheias de vícios de comportamento que nos impedem de pensar nas possibilidades e conseqüências dos nossos atos.
Como acadêmico de licenciatura em Geografia , já estou fazendo a minha parte , plantei muda de cajueiro e goiabeira em minha casa, acredito que irei muda pensamentos de outras pessoas a se conscientizar.
      Cada vez mais as pessoas ficam estimuladas a contribuir para a preservação ambiental, mas muitas vezes não sabem exatamente o que fazer. Então aí vai uma dica: que tal começar pela reciclagem?
A reciclagem, além de ser extremamente importante para reduzir a extração de recursos naturais para atender à crescente demanda por matéria prima das indústrias, ainda ajuda muito a amenizar um dos maiores problemas da atualidade: o lixo. Estima-se que o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia. Destes, apenas 160 mil são coletados e o destino de 76% desses restos tidos como “inúteis” e “indesejáveis” ainda são os lixões a céu aberto.
Além do impacto ambiental, temos o impacto econômico. O custo para tratar todo esse lixo é enorme. Para se ter uma idéia, uma cidade de aproximadamente 200 mil habitantes gasta por ano entre 9 e 10 milhões de reais para fazer o tratamento adequado.  Estima-se que mais de 50% destes resíduos poderia ser reciclado, o que além de reduzir custos ainda poderiam gerar receita para a própria cidade ou para cooperativas de catadores, além de amenizar o impacto ambiental.
Então como ajudar?
Primeiro precisamos mudar nossos hábitos de consumo, praticando o consumo consciente, evitando o desperdício, pensando nas embalagens que depois irão para o lixo e dando preferência para as que sejam recicláveis. Para saber mais sobre essa etapa confira o site do Instituto Akatu para o Consumo Consciente.
Depois, temos que aprender a separar o material reciclável do não reciclável e incentivar os amigos, vizinhos e parentes a fazer o mesmo. Para saber quais são os materiais recicláveis consulte o panfleto orientativo no site do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem).
O passo seguinte é organizar a coleta seletiva em sua rua, condomínio, empresa ou até em seu município. No site do CEMPRE você encontra cooperativas em todo o Brasil e ainda consulta manuais com todas as orientações para implantação da coleta de recicláveis em seu município.
As cooperativas podem contribuir distribuindo material com orientações, realizando palestras e ajudando na infra-estrutura e planejamento da coleta.
É importante saber que o material coletado por essas cooperativas geram emprego para muitas famílias, ajudam na preservação ambiental, além de reduzir os custos com tratamento do lixo pela prefeitura. Afinal, o “p” de “profit” (lucro, em inglês), também é um dos pilares da sustentabilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário